3 motivos para ter um planeamento estratégico.
- Admin
- 1 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Temos vindo a falar acerca de consultoria estratégica e da necessidade das empresas terem o seu planeamento estratégico em dia e em consonância com a situação mercadológica.
Podemos basear esta necessidade em três(3) motivos e traçar um cenário inicial que levará as empresas a estarem mais preparadas para as pressões do mercado.
1. A capacidade e capacitação da liderança e de toda a equipa.
É importante para a avida da empresa ou organização que os seus líderes e colaboradores (e até mesmo, todos os stackholders) estejam capacitados para os desafios e objectivos a alcançar. O primeiro passo será tomar conhecimento da situação real interna e externa de toda a organização e de cada área.
2. A visão da liderança e a definição de objectivos e metas.
Não basta conhecer o cenário actual sem definir pra onde queremos ir e onde deveremos estar dentro de um período específico. A visão construída pela liderança permitirá definir objectivos e traçar metas sobre as quais se irá trabalhar em estratégias, tácticas e planos de acção assumidos por toda a organização à todos os níveis.
3. Colaboração e integração das áreas.
Convenhamos ser, extremamente, difícil manter um projecto multi-sectorial ( como são quase todos os negócios, empresas e organizações) sem que não haja uma integração do conhecimento, engajamento e trabalho de cada uma das áreas em que todas sentem-se clientes e servidoras com o objectivo estratégico-operacional de servir e agradar o cliente e posicionar-se no mercado.
Os desafios e ameaças são cada vez maiores e em maior número e a disruptura do mercado é patente com todos os novos modelos de negócio e liberalização de pensamento ligadas a novas formas de posicionamento do cliente.
Não espere para ser engolido por uma ou mais das "5 forças de Porter".
Estamos às portas de um novo ano.
Não espere mais! Decida fazer ou refazer o seu plano estratégico.